Skip to Content

Message from His All Holiness on the Holy and Great Council

His All-Holiness Ecumenical Patriarch Bartholomew offers his dreams and prayers for the Holy and Great Council, meeting in Crete in late June 2016. The Holy and Great Council is the first time in 1200 years that 14 autocephalous Orthodox churches are meeting, with a common desire for strengthened relations and to be a sign of “unity in a world afflicted by conflict and division.”

The Holy and Great Council gathers in Crete in the latter part of June 2016. It is the first time in 1200 years that 14 autocephalous Orthodox churches are meeting. Approximately 500 individuals will be part of this historic gathering, with a common desire to reinforce their relations and address contemporary spiritual and social challenges in the world.


Η Α.Θ.ΠΑΝΑΓΙΟΤΗΣ Ο ΟΙΚΟΥΜΕΝΙΚΟΣ ΠΑΤΡΙΑΡΧΗΣ κ.κ. ΒΑΡΘΟΛΟΜΑΙΟΣ

Bartolomeu
Arcepispo de Constantinopla -
Nova Romae
Patriarca Ecumênico

1991-

O Patriarcado Ecumênico é Primeiro Centro Eclesiástico da Igreja  Ortodoxa no universo , fundamentando a sua história no ( dia ) de Pentecostes  e nas primeiras comunidades cristãs que foram fundadas pelos santos Apóstolos de Jesus Cristo . Conforme a tradição , Santo André , "o Primeiro-Chamado" , anunciou o evangelho , nas vastas regiões da Ásia Menor, do Mar Negro , da Trácia e da Acáia , onde fora martirizado . No ano 36 d.C , Santo André fundou a IGREJA LOCAL , às margens do Bósforo,  na Pólis (cidade), que até então era chamada de Bizâncio, e mais tarde chamou-se CONSTANTINOPLA ( cidade de Constantino ) e , atualmente , Stambul . Santo André é o Protetor do Patriarcado Ecumênico e a sua memória celebra-se, no dia 30 de Novembro.

O título de Patriarca Ecumênico data-se do 6º século d.C e trata-se de um privilégio histórico pertencente ao Arcebispo de Constantinopla ultrapassando as fronteiras estatais e étnicas .O Patriarca Ecumênico é o Líder espiritual de aproximadamente 300 milhões de ortodoxos em todo o mundo .

Nasceu , em 1940 , em Ímbros e civilmente o seu nome é Dimitrios Archontonis . Sua Santidade , o Patriarca Bartolomeu foi eleito , em outubro de 1991 , Arcebispo de Constantinopla , Nova Roma e Patriarca Ecumênico . Ele é o 270º Arcebispo na história de 2000 anos da igreja , que fundou o Santo Apostolo André .

A experiência pessoal e formação teológica do Patriarca ecumênico lhe dá uma perspectiva única nas relações ecumênicas e temas afins . Sua Santidade tem trabalhado exaustivamente pela Reconciliação dentre as Igrejas cristãs e obteve a reputação internacional na preservação do meio ambiente e sensibilizando a todo o mundo .

O Patriarca Bartolomeu como cidadão turco cursou o primário e o secundário em Imbros e  Constantinopla . Após concluir seus estudos universitários , em Constantinopla , na Escola Teológica de Halkis, continuou o seu doutorado no Pontifício Instituto Oriental da Universidade Oriental de Roma e no Instituto Ecumênico de Bosei , na Suissa , e na Universidade de Munique . Direito Canônico foi a sua tese de doutorado .Foi um dos cofundadores da Sociedade de Direito Canônico das Igrejas Orientais . Foi ordenado Diácono em 1961 e como Presbítero , em 1969 . De 1968 a 1972 foi Diretor Assistente da Faculdade Teológica de Halkis , e , à partir de 1990 foi Diretor da Secretaria particular do Santíssimo Patriarca , Dimítrios .Em 1973 , foi nomeado , Metropolita de Filadélfia e, 1990 , Metropolita de Calcedônia.

O Patriarca Ecumênico foi condecorado Doctor Honoris Causa em várias e ilustres instituições Acadêmicas , tais como : Universidade de Atenas ,Tessalônica , Patras , Ioanina , na Grécia , Geortown e Yale nos USA , Flinders na Austrália e Manila nas Filipinas , como também pelas Universidades de Londres , Edimburgo , Louvain , Moscou , Polônia , Bucareste na Europa . Fala Grego moderno , Turco , Italiano , Alemão , Francês e Inglês . Além destes idiomas ,maneja ,com facilidade o Grego arcáico e Latim . O papel do Patriarca Ecumênico como o primeiro Líder espiritual da cristandade ortodoxa , como personagem internacional de peso cresce em conceito com o passar dos anos .Tem participado de numerosos congressos internacionais   sobre a Paz ,e Encontros com temas sobre o Racismo , o Fanatismo , estando ao lado de cristãos , muçulmanos e judeus , com o objetivo de criar um espírito de maior cooperação e compreensão mútuas . Foi convidado a discursar no Parlamento Europeu , na Unesco , no Fórum Econômico Mundial como também em numerosos Parlamentos Nacionais . Organizou seis congressos internacionais e Intereligiosos concernentes ao problema Ecológico mundial , dos rios , dos mares , iniciativas que lhe atribuiram o Título de "Patriarca Verde", enquanto recebeu importantes condecorações por sua luta pela preservação do cosmo  .

O papel do Patriarca Bartolomeu foi caracterizado pela Dialogo Intereligioso, como também pelas visitas  a países ortodoxos e muçulmanos , que raramente eram visitados pelos antigos Líderes da Igreja Ortodoxa .Seus esforços de reforçar a liberdade religiosa e os Direitos Humanos, suas iniciativas de promover a tolerância religiosa entre as diversas religiões do mundo com seu trabalho em direção à paz internacional e da proteção do universo o colocou no lugar reservado aos idealistas mundiais , como a um Apóstolo afeiçoado , pela Paz e Reconciliação . Em 1997 lhe condecoraram com a Medalha de Ouro, no Congresso Americano.

Ονομαστική: 11 Junho